Sobram vagas no mercado, mas faltam candidatos qualificados; especialista orienta

A falta de profissionais qualificados tem feito com que sobrem vagas para alguns dos cargos oferecidos no Sistema Nacional de Empregos (Sine). A constatação foi feita por coordenadores dos Sines na Paraíba, que chegam a passar mais de dois meses com vagas abertas sem candidatos qualificados.

Segundo Rita Rocha, do Sine Paraíba, o órgão vem recebendo um visitação média de 400 pessoas por dia apenas em João Pessoa, mas existem ao menos dez profissões em que a dificuldade de se encontrar pessoal qualificado vem deixando as empresas preocupadas.

Atualmente, os cargos que mais possuem oportunidades, mas que faltam pessoas qualificadas são: mecânico de máquina de costura, mecânico de carros, mecânico de bicicletas, mecânico de refrigeração, instaladores de cortina e persiana, açougueiro, borracheiro, marceneiro, alinhador de pneus e operador de motoniveladora.

“Às vezes, chegamos a ficar uma, duas semanas divulgando as oportunidades, até ligando para o pessoal cadastrado, mas não encontramos interessados. Isso é ruim para o Sine e para as empresas, que acabam tendo que buscar mão de obra em outras localidades”, disse Rita Rocha.

Já no Sine-JP, além da falta de qualificação, outra dificuldade encontrada para o preenchimento de vagas é a exigência que as empresas fazem com relação à experiência profissional dos candidatos, segundo o coordenador do Sine-JP, Adênio Neto.

“Muitas vezes, as empresas exigem que o candidato tenha um certo tempo de experiência profissional e isso é um dos motivos para o não preenchimento dessas vagas que pedem uma maior qualificação. São pedidos de experiência de quase um ano e isso afasta aquelas pessoas que acabaram de se formar e ainda não possuem uma experiência comprovada em carteira”, afirmou Adênio Neto.

Além disso, conforme Adênio Neto, outro problema que faz com que vagas permaneçam em aberto durante muito tempo no Sine-JP é a falta de candidatos portadores de deficiência para o preenchimento.

Qualificação é essencial, diz especialista

De acordo com Sulya Neiva, especialista em Gestão de Pessoas, a qualificação profissional é o principal fator que aproxima o candidato da vaga disponível no mercado de trabalho. Além disso, quanto maior a qualificação, mais facilidade ele vai ter em conseguir um emprego.

“A qualificação é fator essencial para o profissional candidatar-se a determinada oportunidade. Primeiro, porque ele precisa preencher os pré-requisitos das vagas anunciadas, formação, experiência, cursos técnicos, e se a empresa não definiu determinada qualificação, a mesma já se torna um diferencial em relação a outros candidatos que não a possuem. Quem se qualifica continuamente tem maiores chances de uma rápida recolocação no mercado”, disse Sulya Neiva.

Uma das possibilidades de qualificação apontadas por Sulya é a participação em cursos gratuitos, oferecidos por instituições como Sesi e Senai. Esses cursos, segundo Sulya, não devem ser subestimados ou deixados de lado apenas por serem gratuitos.

“Não é porque o curso é gratuito que ele tem menos valor em relação a outros cursos. Muitas vezes, a postura do candidato em ter a iniciativa, a pró-atividade de procurar emprego e estudar paralelamente são grandes diferenciais, durante o processo seletivo, em relação a candidatos que apenas buscam o emprego sem qualificação alguma”, contou Sulya Neiva.

A qualificação profissional também pode ser conseguida dentro das próprias agências do Sine. O órgão municipal possui um centro próprio de capacitação, onde são realizados cursos rápidos, com entrega de certificado. 

“Além disso, o Sine-JP possui convênio com o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sest, Sebrae, Senar, Sesnat e Sescoop), onde são realizadas capacitações com as pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado”, contou Adênio Neto, do Sine-PB.

Cadastramento

Todo o processo de cadastro dos interessadas em um novo emprego acontece na sede dos próprios Sines.

O Sine-JP fica na Avenida Cardoso Vieira, número 85, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. O Sine municipal também atende na Casa da Cidadania de Mangabeira, que fica na Rua Elias Pereira de Araújo, ao lado do Mercado Público. Em ambos, o atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Já o Sine-PB tem sede na Avenida Marechal Almeida Barreto, número 520, no Centro de João Pessoa. O Sine-PB também pode ser encontrado nas Casas da Cidadania de todo o estado.

Fonte:Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.