Projeto leva peça sobre direitos humanos a postos da Paraíba

Um projeto que leva um espetáculo teatral sobre direitos humanos e ações sociais a motoristas, especialmente os caminhoneiros, em postos de combustíveis chega à Paraíba neste mês de outubro. A Caravana Siga Bem 2016 acontece em Cachoeira dos Índios (14 e 15), Soledade (18 e 19) e João Pessoa (21 e 22).
O espetáculo apresentado é o "Óxente, e os direitos da gente?", escrito por Josemir Medeiros e com direção de Tito Teijido, homenageia o clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Mas, desta vez, a figura quixotesca é encarnada por um caminhoneiro, que, ao longo de sua viagem, busca combater os "monstros" que encontra pelo caminho. Os "monstros" são inimigos que tiram da população o direito a uma vida digna, aos cerceá-los da educação, saúde, condições dignas de trabalho, tolerância à diversidade e o respeito ao meio ambiente.

A peça vai ser apresentadas em postos de combustíveis e tem o propósito de levar a arte a uma população que tem pouco acesso à cultura em seu dia a dia. O projeto vai acontecer no Posto Cachoeira, no km 432 da BR 116, em Cachoeira dos Índios; no Posto Papa J. Paulo II, localizado na Rua General Silvino Castro da Nobrega, nº 4, em Soledade; e no Posto Pichilau, no km 2 da BR-101, em João Pessoa.

“O espetáculo procura abordar de forma lúdica um tema que deve ser apropriado por todos os cidadãos, pois, para ter acesso aos Direitos Humanos, é preciso ter ciência do que ele significa”, comentou o diretor artístico Tito Teijido. “Para transmitir esse tema de forma divertida e acessível, construímos uma peça que utiliza elementos da linguagem e da cultura popular, como a poesia de cordel, além de utilizar como inspiração um dos maiores personagens da literatura mundial, o Dom Quixote”, completa o diretor.

Os eventos da Caravana promovem diversas atrações, todas gratuitas, com objetivo de levar a este público serviços aos quais não têm acesso no dia-a-dia, devido à sua rotina itinerante. Entre as atividades estão serviços de saúde, palestras educativas, massagem, corte de cabelo, apresentação de peça teatral, shows de dança, coral, orquestra e recreação. Os eventos acontecem das 13h às 22h.

Para os motoristas profissionais, a Caravana Siga Bem promove o concurso Caminhoneiro do Ano, que vai convidar habilitados nas categorias C, D e E a testarem seus conhecimentos e vai premiar o melhor colocado com um caminhão zero quilômetro no valor de R$ 350 mil.

A ação envolve ainda palestras de conscientização, como: Siga Bem Criança e Siga Bem Mulher. O objetivo é promover a reflexão sobre temas importantes para quem vive a rotina das estradas, onde se concentra a maioria dos pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, esses profissionais são estimulados a levar as denúncias às autoridades por meio do Disque 100.

O projeto também reúne os participantes para debater sobre a Lei Maria da Penha e os casos de violência contra a mulher, estimulando-os a levar as denúncias ao Ligue 180.

Confira a programação:
1º dia
21h - Show ao vivo

2º dia
21h – Teatro da Caravana:
"Ó Xente, e os direitos da gente?"
Peça de Teatro com a Equipe da Caravana Siga Bem
1º e 2º dias
Das 13h às 20h – Serviço de Saúde
Atendimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde

15h – Projeto Social
Apresentação de projetos artísticos locais

17h – Estúdio Siga Bem
Entrevistas e entretenimento com a equipe da Caravana Siga Bem

19h – Ciclo de Palestras
Palestra Siga Bem Criança
Palestra Siga Bem Mulher
Cinema Rodoviário
Palestra sobre Uso de Drogas

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook