Paraíba participa de conferência internacional sobre engenharia costeira e portuária

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, participará no Rio de Janeiro da 9ª edição da Conferência Quadrienal de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (IX Pianc - Copedec). O evento acontecerá no Hotel Royal Tulip, a partir deste domingo (16) até o dia 21.
A Pianc é um fórum onde os profissionais de todo o mundo unem forças para fornecer orientações, recomendações e conselhos especializados sobre questões técnicas, econômicas e ambientais relativas à infraestrutura do transporte aquaviário; para ser o principal parceiro de setores governamentais e privados em projetos, desenvolvimento e manutenção de portos, vias fluviais e zonas costeiras; para manter a comunidade internacional de transporte aquaviário conectada; e para apoiar jovens profissionais de países em transição.
Gilmara Temóteo destaca a importância do evento para o Porto de Cabedelo: "Esse evento que está sendo promovido pela Pianc-Copedec, em conjunto com a Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, é de grande importância no sentido de mostrar ao mundo que o Porto de Cabedelo possui potencialidades tal qual os maiores Portos do Brasil e do mundo, bem como possui um corpo técnico capaz de desenvolver os melhores projetos na área portuária”.                                                                           
A principal missão da Conferência Pianc-Copedec é fornecer um fórum internacional onde engenheiros costeiros e portuários de países desenvolvidos possam trocar conhecimentos e experiências entre si e com os seus colegas de países em desenvolvimento; possibilitar que os países em desenvolvimento tenham uma fonte sustentável de profissionais qualificados para o desenvolvimento costeiro e portuário.
Sobre a conferência - O sucesso da Primeira Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (Copedec), realizada em Colombo, Sri Lanka, em março de 1983, resultou na subsequente realização desta série de conferências especiais, uma vez a cada quatro anos, em um país em desenvolvimento. Conferências bem sucedidas foram realizadas em Pequim, China (1987), Mombasa, Quênia (1991), Rio de Janeiro, Brasil (1995), Cidade do Cabo, África do Sul (1999), Colombo, Sri Lanka (2003), Dubai, Emirados Árabes Unidos (2008) e Chennai, Índia (2012).
Temas da Conferência -O tema geral da IX Pianc-Copedec é “Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro – O desafio de alcançar soluções integradas”.
Poderão ser abrangidos nas propostas os seguintes temas: Engenharia Portuária, Planejamento e Gestão Portuária, Navegação Interior, Transporte Marítimo de Cabotagem e Navegação Costeira, Engenharia Costeira, Gestão de Risco Costeiro e da Zona Costeira, Mudanças Climáticas e Questões Ambientais Portuárias e Costeiras, Logística Portuária e de Transporte Aquaviário e Transporte Multimodal e Interligação entre bacias hidrográficas.

Fonte:Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook