Estudante da PB faz clipe musical em homenagem à mãe com Alzheimer

Uma estudante do curso de Arte e Mídia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), transformou o seu trabalho de conclusão de curso em uma homenagem à mãe, que há um ano e meio foi diagnosticada com Alzheimer. Ivy Brito utilizou fotografias antigas da mãe, Francisca, para dirigir e produzir um video clipe resgatando a memória e ajudando a mãe a relembrar sua história.
Com a ajuda de uma equipe de produção, Ivy construiu cenários a partir de fotos antigas de Francisca e fez uma pesquisa intensa de décadas importantes para a mãe. “No video clipe a gente fez cenas dos anos 1970, onde ela está com os amigos, dos anos 1960, imagens dos anos 1990, minha infância com ela nos anos 2000, e cenas atuais de 2016”, conta Ivy.

Segundo a estudante, a mãe também participou do clipe, a partir de um enredo exclusivamente voltado para as suas memórias. A medida em que Francisca folheia o álbum de fotografia, as suas memórias tornam-se reais.
No clipe, Ivy interpreta Francisca. Depois de duas semanas de gravação, a equipe conseguiu mostrar desde a fase de juventude à maturidade de Dona Chica, como gosta de ser chamada.
O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva, que causa atrofia no cérebro elevando a demência em pacientes idosos. Por isso, a estratégia de usar fotos e vídeos é ainda mais importante para Francisca.
“É uma homenagem para a mãe dela, mas também é um clipe que vai estar disponibilizado na internet. A gente quer que outras pessoas que assistam ao vídeo sejam impactadas com essa mensagem. Até porque a gente sabe a quantidade de famílias que passam por essa situação”, ressaltou Aleksander Aragão, assistente de direção do video clipe.
Foi essa a ideia que eu tive para eternizar mesmo a memória da minha mãe"
Ivy Brito, estudante
A letra da música utilizada no video clipe também foi composta por Ivy e fala sobre o drama de quem vive com Alzheimer. “Quando a gente mostra fotografias, quando ela ouve música, os lapsos de memória que ela têm desaparecem. Ela lembra de música antiga e de fotos antigas, por isso a ideia de compor uma música”, explicou a estudante.
Para Asafe Kerven, assistente de produção do video clipe, o mais interessante foi produzir um clipe sobre uma pessoa que todos eles conhecem. “Geralmente a gente faz sobre ficção ou sobre outra história que tem uma realidade bem distante. Nesse caso não, a gente tem Ivy como atriz que interpreta a mãe dela. A gente conhecia a personagem e a atriz, é algo inédito para a gente”, disse.
O vídeo "Eternizando Memórias" está quase pronto e, com ele, a estudante leva a mensagem de que é possível enfrentar problemas de saúde na familia com amor e paciência, ajudando a quem esquecer, lembrar da felicidade do passado.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook