ALPB concede Cidadania Paraibana à médica Sandra Mattos

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, na manhã desta sexta-feira (14), Título de Cidadania Paraibana à médica Sandra da Silva Mattos. A solenidade aconteceu no Plenário Deputado José Mariz, na ALPB, e foi presidida pela deputada Estela Bezerra.

Sandra Mattos preside o Projeto Círculo do Coração de Pernambuco e coordena a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba. De acordo com a deputada, o título é o reconhecimento pelos serviços prestados pela profissional de medicina no atendimento às demandas de cardiologia pediátrica e fetal em todo o Estado da Paraíba.

Autora do Projeto de Lei 298/2015, que concede o título entregue hoje, Estela Bezerra declarou estar honrada em, através de seu mandato, ter realizado a concessão do Título de Cidadania Paraibana à doutora Sandra Mattos e elogiou a atuação da médica a frente do projeto. “O que há de mais precioso nisso tudo é a cultura que o Círculo do Coração tem instituído na Saúde e ao mesmo tempo a capacidade de articulação, unindo tecnologia, conhecimento, excelência, simplicidade e humildade, que estão muito claras na maneira como a Sandra se coloca como a maestrina de toda esta orquestra extremamente refinada e que vem tocando a vida de todos nós e nos dando muita esperança”, disse Estela. Para a parlamentar, o Círculo do Coração, cuja experiência já havia sido exitosa em Pernambuco, se constituiu como uma grande ferramenta de salvar a vida das crianças e dar esperança às famílias aqui na Paraíba. “Muito me emociona e me comove nas vezes em que o Círculo do Coração tem a oportunidade de prestar contas e mostrar o que está fazendo através do depoimento e do testemunho das crianças e das famílias que tenham sido beneficiadas com este programa”.

O doutor Mário Toscano, representante da Secretaria de Estado da Saúde, declarou estar honrado em participar da homenagem prestada à doutora Sandra Mattos. O médico lembrou que atuou na construção da Rede Cardiológica Pediátrica da Paraíba quando secretário municipal de Saúde de João Pessoa e destacou que o projeto é um modelo sustentável para a Saúde do estado, que será ampliado e precisa, inclusive, ser implantado em outros estados do país. “Nosso objetivo é montar uma grande rede de atendimento ao infarto agudo do miocárdio, uma grande rede de atendimento ao acidente vascular cerebral no estado da Paraíba. Nós queremos que os paraibanos morram cada vez menos de doenças que nós possamos intervir”, afirmou doutor Mário Toscano.

Emocionada, a doutora Sandra Mattos agradeceu a homenagem afirmou que este é também o momento de gratidão e de muita felicidade. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar e agradecer a todos os profissionais envolvidos no Projeto Círculo do Coração. “Vocês estão de parabéns por esse trabalho lindíssimo, eu estou a frente, mas nós só fazemos uma orquestra tocar se os músicos forem bons. Vocês fizeram acontecer algo que a tinha muita vontade, que a gente sonhava e que hoje com certeza é modelo para o mundo”, argumentou a homenageada. De acordo com a médica, houve um intenso trabalho para que o projeto viesse a acontecer e ressaltou que na Paraíba foi onde o Círculo do Coração pôde se desenvolver de forma plena. “Uma semente não germina se não tiver um terreno fértil. Nós do Círculo passamos muito tempo tentando fazer essa semente germinar em outras situações e foi no estado da Paraíba que realmente uma idéia que já existia há muito tempo germinou”, destacou. Sandra Mattos concluiu dizendo sentir-se orgulha por estar recebendo a Cidadania Paraibana. “Recebo este título com uma satisfação enorme e, principalmente, com a humildade de entender que tudo isso acontece por conta dessas pessoas maravilhosas que realizam este trabalho e, em nome de todas elas, estou muito feliz em fazer parte desta grande família que é a família paraibana”.

A médica Sandra Mattos nasceu em Recife, Pernambuco, onde concluiu sua graduação em Medicina pela Universidade Federal da Pernambuco. Sandra realizou especialização em Cardiologia Pediátrica e Fetal nos Hospitais Royal Brompton e Great Ormond Street de Londres, na Inglaterra, possui doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (2006- 2010) pelo Laboratório de Imunopatologia Keiko Asami (LIK.A) da Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora assistente na Universidade da Carolina do Norte em Chapei Hill, nos Estados Unidos. Sandra Mattos também foi presidente do Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2004-2005) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica (2006- 2007).

Desde 2012, sob a coordenadoria da doutora Sandra Mattos, a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba realizou aproximadamente 140 mil triagens neonatais, quase 5 mil consultas clínicas, mais de 11 mil ecocardiogramas e diagnosticou mais de 2 mil cardiopatias. O Projeto Círculo do Coração é uma organização sem fins lucrativos e, atualmente, cobre 95% da cardiopediatria e perinatologia da Paraíba. Para a deputada Estela Bezerra, o projeto transforma a realidade cardiopediátrica em todo o estado e abre novas perspectivas em saúde e qualidade de vida, unindo profissionais, pacientes e gestores em prol da saúde.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual João Gonçalves, da médica pediatra integrante da Coordenação da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Juliana Soares; da secretária executiva do Estado do Desenvolvimento e Articulação dos Municípios, Cláudia Veras; da coordenadora geral da Maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras, doutora Maria do Socorro Guedes; da diretora geral do Hospital de Sousa, Poliana Ferreira; do diretor geral do Hospital Arlinda Marques, doutor Cláudio Régis; e do Cônsul de Portugal na Paraíba, Antônio Almeida, além de familiares e pacientes atendidos pelo Círculo do Coração através da Rede Cardiológica Pediátrica da Paraíba.

Fonte: Ascom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.