TRE envia pedido de tropas para eleições de Campina Grande ao TSE

O pedido de tropas federais para o reforço da segurança nas eleições 2016, em Campina Grande, no Agreste paraibano, foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A sessão foi realizada nesta quinta-feira (15) e a solicitação vai ser apreciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tropas Federais já atuaram em seis eleições na cidade.

O ofício com o pedido foi feito pelas juízas Ana Christina Soares Penazzi, da 16ª Zona Eleitoral; Ana Amélia Andrade, da 17ª Zona Eleitoral; Érica Tatiana Soares, da 71ª Zona Eleitoral; e Adriana Barreto Lóssio, da 72ª Zona Eleitoral.
As tropas federais já atuaram no auxílio da segurança nos últimos seis pleitos em Campina Grande: 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.
Em seu voto, a relatora do pedido, corregedora eleitoral e vice-presidente do TRE, desembargador Maria das Graças Morais, destacou o quadro insuficiente do efetivo da Polícia Militar para garantir a segurança dos eleitores no dia do pleito. “Recebemos informações de que mesmo nas atividades de campanha, os cinco candidatos a prefeito solicitaram policiais, que não chegaram a tempo por falta de pessoal”, disse.
O juiz-membro Emiliano Zapata de Miranda chegou a abrir um voto de divergência, alegando que não haveria indícios concretos que visualizasse a necessidade de tropas federais, mas a corregedora disse que abrir o pedido para diligência poderia comprometer o envio do requerimento ao TSE.
O procurador regional eleitoral João Bernardo disse que, na reunião com as forças de segurança, ficou claro que o comando da Polícia Militar ainda não sabe o efetivo disponível para o dia do pleito, o que por si só corrobora a necessidade do pedido, entendimento seguido pelos demais membros da Corte.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook