João Pessoa tem redução de 69% nas chuvas em agosto, diz Aesa

A cidade de João Pessoa teve uma redução de 69,2% nas chuvas no mês de agosto em relação à média história registrada no município. O levantamento foi divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Em Cabedelo a diminuição também foi considerável, segundo o órgão.
Os dados das duas cidades preocupam o presidente da Aesa, João Fernandes. “Em agosto tivemos uma queda significativa no Litoral. Durante o mês inteiro, choveu 43,1 milímetros em João Pessoa e 41,4 milímetros em Cabedelo. Para se ter uma ideia, as médias históricas nestas cidades são 140 e 130 milímetros, respectivamente”, destacou.

No mês de junho, a maior diminuição nos índices pluviométricos foi na região do médio curso do Rio Paraíba, onde a queda foi de 68% em relação à média histórica. Já em julho, a bacia do rio Mamanguape teve a maior redução, chegando a 86%.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, não há previsão de chuvas significativas no próximo trimestre. “Historicamente, setembro, outubro e novembro são meses de poucas chuvas. Claro que sempre pode acontecer um evento isolado e trazer uma eventual chuva mais forte, só que isso não é regra, mas uma exceção”, explicou.
Açudes
A redução das chuvas reflete nos níveis dos manaciais paraibanos. Dos 125 açudes monitorados pela Aesa, 53 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 33 estão com menos de 20%, 39 têm mais de 20% e não há barragens sangrando.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook