GESTÃO: Prata supera Monteiro em Educação, Saúde e Saneamento segundo ranking da Folha

Com vistas às eleições municipais deste ano, o Jornal Folha de São Paulo lançou em conjunto com o Datafolha uma ferramenta inédita que vai aferir quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos recursos financeiros.

O Município de Prata, supera a média nacional em investimentos em Educação e Saúde, segundo levantamento do site da folha.

No quesito EDUCAÇÃO enquanto a Média do Brasil é de (0,509) o município de Prata atingiu o índice de 0,672 e no quesito SAÚDE, enquanto a Média do Brasil é de (0,500), o município alcançou o índice de 0,585.



Já o município de Monteiro tem na EDUCAÇÃO o índice de 0,529 e no quesito SAÚDE
o município fica abaixo da média nacional (0,509) com o índice de 0,496



O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em consideração o atendimento das prefeituras nas áreas básicas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficácia na gestão a receita per capita disponível de cada cidade.

Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais.

Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante. 

No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo.

Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência no gasto.

O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.

Além de separar esse conjunto de municípios em quatro categorias ("Eficiente", "Alguma eficiência", "Pouca eficiência" e "Ineficiente"), o trabalho traz outros indicadores de gestão como o grau de dependência dos recursos da União e dos Estados, o aumento do funcionalismo na última década e em quais áreas a cidade se sai melhor ou pior.

Para consultar a situação de cada município e de seus principais indicadores, bastará entrar no site do REM-F e digitar o nome da cidade a ser pesquisada. Também será possível realizar comparações entre municípios e pesquisar o ranking por Estado ou por cidades com população equivalente.



Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook