Falha mecânica e 'apagão' deixam bairros de Campina Grande sem água

Entre a segunda-feira (29) e esta quarta-feira (31), alguns bairros de Campina Grande, no Agreste paraibano ficaram sem abastecimento de água. A região, que já enfrenta um regime de racionamento, ficou sem o serviço nos dias em que deveria receber água. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa), o problema ocorreu por falhas mecânicas no sistema adutor e acabou se estendendo depois da falta de energia provocada por um apagão na região, registrado na terça-feira (30).
Segundo o gerente da Cagepa, Ronaldo Menezes, alguns bairros da zona II, que recebe água de 5h da segunda-feira até 9h da quinta-feira, ficaram sem o serviço porque, assim que o abastecimento foi liberado, ocorreram problemas em adutoras. “Constatamos que uma das adutoras estava com problema mecânico e tivemos que colocar outra adutora para funcionar e tentar suprir a demanda”, disse ele.

Ronaldo Menezes explica que a falta de água em alguns locais ocorreu porque o reservatório 9 que fica no bairro Santa Rosa em Campina Grande, e leva a água para os locais mais distantes e altos, não atingiu o nível suficiente para ter força de levar o abastecimento por meio da gravidade. 
Além do problema mecânico que foi resolvido, na terça-feira (30) o sistema teve uma nova parada no início da tarde, quando as regiões Norte e Nordeste sofreram uma apagão de energia. Sem eletricidade as bombas de elevação e do sistema de abastecimento da cidade e também da adutora do Açude de Boqueirão, pararam de funcionar por 1 hora.
“Foi um problema atrás do outro. Depois que a falha mecânica foi concertada, fomos surpreendidos com a falta de energia. Então, sem o funcionamento das bombas, o reservatório elevado não conseguiu atingir o nível satisfatório. Para resolver isso, optamos por deixa o sistema parado até o nível ser atingido nesta quarta-feira (31)”, explicou o gerente da Cagepa.
Até 16h desta quarta-feira, alguns bairros da cidade como Bodocongó III estavam sem abastecimento. O gerente Ronaldo Menezes disse que não era pra isto estar ocorrendo e disse que vai enviar equipes técnicas para avaliar a situação do local. Ele acredita que na noite desta quarta-feira a água vai chegar em todos os locais para que a população possa armanezar água para os dias que ficará sem abastecimento, por conta do racionamento.
Mudança no racionamento
O gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, ainda destacou que não vai ocorrer mudanças de bairros nem alteações no sistema de racionamento, por enquanto. Ele disse que o que pode acontecer é que, devido as falhas, na próxima semana o abastecimento da zona II sejá liberado um pouco antes das 5h da segunda-feira.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.