Boa Vista e Olivedos têm melhor Ideb da PB no ensino fundamental público

Os municípios de Boa Vista e Olivedos, ambos no Agreste paraibano, apresentaram os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado para o ensino fundamental público em 2015. A avaliação nacional, realizada pelo Governo Federal, foi divulgada nesta quinta-feira (8). Os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio das escolas da Paraíba não atingiram as metas estabelecidas.
Para o ensino fundamental 1, que compreende do primeiro ao quinto ano, a rede pública de Boa Vista teve o melhor desempenho, com índice de 6,6. A meta projetada para este ano era 5,3. Apesar da boa nota, o município não apresentou evolução e ficou estagnado em relação a 2013.

A rede pública de Olivedos se saiu melhor no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano.
O índice evoluiu de 5,0 em 2013 para 5,4 em 2015, ficando acima do patamar estipulado para o ano pelo Ministério da Educação (MEC), de 4,5.
Ensino médio e fundamental 2 abaixo da meta
Os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio das escolas da Paraíba não atingiram as metas estabelecidas pelo MEC em 2015. O Ideb do ensino fundamental 2 cresceu de 3,5 para 3,8, mas ficou abaixo da meta projetada de 4,0 para o ano. O ensino médio evoluiu de 3,3 para 3,4. No entanto, não chegou à meta de 3,9.
Por outro lado, o ensino fundamental 1, que compreende do primeiro ao quinto ano, superou a meta de 4,4, com um Ideb de 4,9. Em 2013, o índice verificado foi de 4,5.
O que é o Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook