Barragem que rompeu em 2004 é reinaugurada no Agreste da Paraíba

Foi reinaugurada nesta segunda-feira (26) a barragem de Camará, na cidade de Alagoa Nova, no Agreste paraibano. Conhecida por seu rompimento em 2004, uma tragédia que ocasionou a morte de cinco pessoas e deixou cerca de três mil desabrigados nas cidades de de Alagoa Grande, Mulungu, Alagoa Nova e Areia. A nova barragem reconstruída vai beneficiar mais de 225 mil habitantes em 21 municípios. A Nova Camará, como está sendo chamada, tem capacidade de armazenar mais de 26 milhões de metros cúbicos de água.
As obras de reconstrução começaram em 2012 e os investimentos ultrapassam R$ 48,6 milhões. Com a entrega da Barragem Nova Camará serão beneficiados os seguintes municípios e localidades: Algodão de Jandaíra, Alagoa Nova, Areial, Campinote, Cepilho, Esperança, Chã de Marinho, Floriano, Jenipapo, Puxinanã, Lagoa Seca, Matinhas, São Tomé, Lagoa do Mato, Pocinhos, Remígio, São Miguel e São Sebastião de Lagoa de Roça.
Já com a entrega da primeira etapa do Sistema Adutor Nova Camará serão beneficiados os municípios de Remígio e Esperança. No entanto, quando for concluído o sistema irá beneficiar, além de Remígio e Esperança, mais 11 municípios: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, e São Sebastião de Lagoa de Roça.
O secretário de Estado da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, falou sobre a importância da obra para o abastecimento hídrico. “A reconstrução da Barragem de Camará e a implantação do novo sistema adutor trará a redenção de toda uma região. Primeiro, além de distribuir água de boa qualidade, irá aliviar num primeiro momento o sistema de Campina Grande, já que muitas cidades são abastecidas pelo mesmo sistema. Essa obra se reveste de um simbolismo muito grande para aquela região. Mesmo sendo no Brejo, muitas cidades, como Remígio e Esperança, são abastecidas com carros-pipa”, disse.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook