ANA autoriza retirada de mais água do volume morto de Boqueirão, na PB

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e retirar mais água do volume morto do açude de Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano. A nova resolução permite que o açude seja explorado até atingir o nível de 2,4%. Antes o abastecimento seria suspenso quando o manancial estivesse com 4,8% da capacidade total.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que faz o monitoramento diário de volume do açude, nesta sexta-feira (23), o manancial está com 6,9% da capacidade total. No ano passado a ANA havia determinado que o abastecimento fosse suspenso quando o nível chegasse a 20 milhões de metros cúbicos de água (4,8%).
Com a nova resolução divulgada nesta quinta-feira (22), a Cagepa vai poder retirar água até que o açude chegue a 10 milhões de metros cúbicos (2,4%). A previsão a agência é de que o manancial atinja esse nível em abril de 2017, caso o açude não receba recarga de água até lá.
Depois de cinco anos sem chuvas, Boqueirão chega ao pior nível de água já registrado, desde que a barragem foi construída e teve sua primeira sangria, no fim da década de 1950. O açude de Boqueirão abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.