Situação crítica de banco de leite põe em risco bebês da Paraíba; veja como ajudar

Os bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatais, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) e na Mãe-Canguru da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, a 317 km de João Pessoa, correm o risco de ficar sem leite materno para alimentação nos próximos dias. A situação, considerada crítica pela direção do Banco de Leite Humano de Patos, deve dificultar seriamente a recuperação dos recém-nascidos internos.

“Não temos estoque que garanta a alimentação destes recém-nascidos para os próximos dias e isso é desesperador, pois não podemos fabricar o produto, nem substituí-lo. A situação é muito delicada, já que os bebês da UTI são muito prematuros e o leite materno os ajuda a sair do quadro crítico mais rapidamente. Apelo às mães que têm excedente que entrem em contato com a Maternidade, que faremos a coleta em domicílio”, afirmou Joana Sabino.

Ainda segundo a coordenadora do Banco de Leite, apenas nesta terça-feira (9), a maternidade tem quatro bebês internos na UCIN, mais quatro na UTI e três na Mãe-Canguru que se alimentam, exclusivamente, de leite materno e que somente um dos bebês da UTI está consumindo 400 ml, em 24 horas.

“Nem sobra [leite] para congelar e formar um estoque. A ajuda é valiosa e um litro de leite, por exemplo, pode alimentar até dez bebês prematuros numa dieta regular”, contou Joana. 

Para doar, basta entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252. A partir daí, a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamária, além de levar um kit esterilizado para que o leite seja ordenhado com qualidade.

Fonte:Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.