Reajuste de 5,13% na energia da PB entra em vigor dia 28 de agosto

Um reajuste de 5,13% na conta de energia começa a valer a partir do dia 28 de agosto na Paraíba, de acordo com anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a assessoria de imprensa da Energisa em João Pessoa, o reajuste acontece todos os anos por indicação da Aneel. A taxa de reajuste está abaixo da inflação registrada pelo IPCA (8,74%) e pelo IGP-M (11,63%). Confira a pesquisa completa no site do Procon.

De acordo com a Energisa, entre os fatos que colaboram para o reajuste estão os custos que a distribuidora têm com a compra de energia, o transporte e os encargos setoriais. Nas residências, o efeito do reajuste será de 5,17% e nas indústrias, de 5,04%. Portanto, o reajuste médio ficou em 5,13%.
Com a falta de chuvas e o aumento no consumo de energia, além dos abastecimentos muito abaixo da quantidade mínima de água, a tarifa volta a apresentar a bandeira amarela na conta. De acordo com o presidente do Conselho de Consumidores da Energisa Paraíba (CCEPB), Luiz Carlos Carvalho, “ao contrário do que muitos acreditam, a crise energética não acabou, ela apenas saiu do foco. Esse retorno da bandeira amarela mostra que nossos reservatórios ainda não atingiram os níveis adequados”, disse.
Luís Carlos explica que o aquecimento da economia e consequentemente o aumento do consumo previstos pelo Governo Federal vão forçar o acionamento das usinas termelétricas que produzem energia mais cara e poluente.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook