Projetos vencedores do FIC na PB estão sem receber verbas desde 2015

Um total de 247 projetos que foram contemplados pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos de 2015 estão sem receber o repasse das verbas públicas. Por conta da falta de dinheiro, muitos projetos precisaram ser adiados e outros tiveram que ser cancelados. Os projetos são de 70 cidades e o fundo é mantido pelo governo do estado.
Alguns produtores culturais decidiram enfrentar a dificuldade e bancar o projeto de maneira independente. Foi o caso dos organizadores do Festissauro, festival de exibição de filmes produzidos na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, conhecida pelo rico sítio arqueológico, conhecido como Vale dos Dinossauros.

Yarolásvia Paiva, uma das organizadoras do festival, comentou que a primeira parcela chegou a ser paga em dezembro, mas desde então não houve repasse do restante. “A última resposta que a gente teve foi em junho e desde então ninguém tem resposta de quando vai acontecer o repasse, se vai acontecer o repasse. A gente fica sem saber o que vai acontecer, de mãos atadas”, comentou. Para custear a terceira edição do Festissauro, as organizadoras estão rifando produtos doados por uma loja e vendendo camisas e produtos com a marca do festival. 
Em Campina Grande, o projeto Cine Periferia em Ação, que oferece oficinas de audiovisual, teve que ser adiado por falta de recursos. O pagamento do edital deveria ser feito em quatro parcelas, mas apenas a primeira foi efetuada em novembro do ano passado.
Em João Pessoa, o coletivo Tribo Éthnos informou no seu perfil oficial em uma rede social que teria que cancelar o I Encontro de Danças Urbanas da Paraíba por conta do problema no repasse do dinheiro proveniente do FIC - Augusto dos Anjos. Segundo os integrantes do coletivo, não havia condição de custear ou de garantir o pagamento dos fornecedores.
A gestão do FIC - Augusto dos Anjos informou que o repasse do recurso federal, feito através do Ministério da Cultura (MInC), está travado desde o ano passado, mas garantiu que as verbas previstas na contrapartida do estado foram levantadas com a Secretaria de Finanças. Os projetos com prestação de contas aprovadas nas etapas que já foram concluídas devem receber uma das parcelas do repasse nesta quinta-feira (11).
Por fim, a gestão do fundo informou que acredita que até o final deste mês os recursos do governo federal, cerca de R$ 1,2 milhão, sejam enviados.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.