Pesca no Açude Velho acontece de maneira irregular na PB, diz secretário

Mesmo sendo proibida, a pesca nas águas do Açude Velho, em Campina Grande, no Agreste paraibano, continua acontecendo. A determinação que proíbe a pesca no local foi feita por causa da poluição da água, que torna o peixe do açude impróprio para o consumo humano. Uma reportagem da TV Paraíba flagrou pessoas pescando no local esta semana.

Francisco de Assis dos Santos, pesca com frequência no Açude Velho. Segundo ele, os peixes são para o próprio consumo e negou ter a intenção de vendê-los.
“[Uso] pra comer. Pego um pouquinho para dividir com as pessoas”, disse ele. A poluição do açude é nítida e algumas vezes, os pescadores retiram as redes das águas sem nenhum peixe, mas com lixo preso.
Segundo o Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre, estudos feitos com a água do Açude Velho provam o risco de consumo. “Inicialmente nós procuramos fazer um trabalho de conscientização com os pescadores. Nós recebemos um relatório de um estudo feito na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que mostra que o açude tem um grau de poluição alto e não recomenda o consumo dos peixes”, disse ele.
Ainda de acordo com Geraldo Nobre, além do consumo por parte dos pescadores, outra preocupação da secretária é com a comercialização ilegal dos peixes do manancial. Segundo ele, as fiscalizações no local vão ser intensificadas.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.