PB tem 174 municípios com apenas dois candidatos a prefeito

A polarização entre duas candidaturas na disputa pela vaga de prefeito está chamando a atenção nesta eleição. De acordo com o estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Paraíba é o Estado onde em 174 municípios dos seus 223 (66%), terão duelos na briga pela cadeira do Executivo. O Estado vem seguido do Piauí onde terá embates em 65% das cidades. O Estado de Roraima é o menor em número de duelos, apenas uma cidade registrou este fato.

Segundo o Correio Online, outros 51 municípios paraibanos terão três candidatos. Em 14 cidades, quatro estão na disputada pela prefeitura, seis cidades totalizaram cinco opções, em outras duas são seis candidaturas. Em apenas uma, sete estão na corrida pela vaga no executivo municipal. Os municípios de Bernardino Batista e Poço de José de Moura terão candidatura única.

Após uma primeira análise dos dados, o número de candidatos varia de 1 a 15 nos municípios até o momento, sendo que em 97 municípios terá apenas um único candidato, ou seja, nestas cidades do país o candidato que disputará a eleição, já serão os primeiros prefeitos eleitos nesta eleição. Segundo estudo, os maiores números dos candidatos que não terão concorrentes são dos partidos do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Progressista (PP). Dentre os candidatos que não terão concorrentes, dos 97 apenas sete são mulheres.

Na capital Campo Grande (MS) e o município de Itaquaquecetuba (SP) terão 15 e 13 candidatos concorrendo ao cargo de Prefeito do Município, respectivamente. Segundo o CNM, as eleições municipais têm aspectos únicos pelo dos gestores está próximos ao dia a dia da população, no processo da administração pública.

O estudo foi elaborado com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 22 de agosto e leva em conta apenas as candidaturas a prefeito com situação deferida ou aguardando julgamento pelo órgão.

Fonte:Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook