Número de desempregados aumenta em João Pessoa, diz pesquisa

O número de desempregados aumentou em João Pessoa, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado nesta quarta-feira (17). O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), referente ao segundo trimestre de 2016, ainda informou que o rendimento médio do trabalhador teve aumento abaixo da inflação.
No segundo trimestre de 2016, a taxa de desemprego em João Pessoa foi de 10,8%, sendo maior do que a taxa de desemprego do trimestre anterior e do que o mesmo período do ano passado. Em relação aos três primeiros meses deste ano, o aumento foi de 1,3 pontos percentuais. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a variação foi de 0,9 pontos percentuais.

A Pnad também verificou que a renda média do trabalho pessoense, na média dos meses de abril, maio e junho, foi de R$ 2.256. O valor é de 3,4 pontos percentuais maior que o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2015, o aumento foi de apenas 4%, bem abaixo da inflação acumulada do ano.
Do dia 1º de julho de 2015 a 30 de junho de 2016, a inflação acumulada foi de 8,84%. Se os salários dos trabalhadores fossem reajustados de acordo com a inflação, o salário deveria ser de R$ 2.360,82. Portanto, houve uma queda real no salário recebido pelo trabalhador pessoense.
Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar o Pnad trimestralmente para todo o território nacional. Esta pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook