Boqueirão segue com recordes ruins e cai para 7,9%, pior nível desde os anos 50

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido por ‘Boqueirão’, cidade onde está instalado, bateu novo recorde ruim e marcou volume de 7,9%, conforme balanço da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) divulgado nesta terça-feira (2). O açude abastece 18 cidades da região de Campina Grande, a 130 km de João Pessoa, a segunda mais populosa da Paraíba.

Segundo os dados da Aesa, o açude que tem capacidade total de armazenamento de 411.686.287 chegou aos 32.545.216, pior número desde que o açude foi criado nos anos 50.

Com o agravamento do problema, o racionamento que vem sendo executado na cidade desde dezembro de 2014 passou por alterações em julho deste ano e agora ocorre por zonas. A captação da água em Boqueirão passou a ser feita por sistema flutuante por conta da forte baixa no volume.

Apesar do risco de colapso parecer iminente, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que, mesmo que não chova, Boqueirão tem capacidade para abastecer a região de Campina até setembro de 2017.

A única solução definitiva para o problema é a aguardada transposição do Rio São Francisco, que deve ter as obras concluídas no fim deste ano, mas só deverá levar água para as cidades que precisam até o meio de 2017.

A Cagepa adiantou ainda que se não houver alguma mudança positiva no quadro, em janeiro de 2017 deverá ser traçado um novo planejamento para que a região de Campina não fique sem abastecimento até a chegada da água da transposição.

Enquanto isso, a população enfrenta sérias dificuldades que afetam não só a rotina diária, como também a economia, com problemas na indústria e prestação de serviços.

Atualmente, dos 126 açude monitorados pela Aesa, 51 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total, 35 estão em observação, com menos de 20%; 37 têm capacidade maior que 20% e três estão sangrando.

Ainda conforme a Aesa, o mês de julho fechou com chuvas abaixo da média histórica e os maiores índices pluviométricos se concentraram na Grande João Pessoa.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.