Aplicativo que mapeia servidores em prefeituras vence competição na PB

Um aplicativo que mostra o número de servidores efetivos, comissionados e temporários por metro quadrado em câmaras municipais e prefeituras de todo o Brasil foi o vencedor do primeiro ''Hackfest Contra a Corrupção", evento de programação que aconteceu em Campina Grande entre a sexta-feira (19) e o domingo (21). Participaram do evento estudantes de ciências da computação, direito, design e outros.
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Rede Paraíba de Comunicação. Na sexta-feira, foram apresentados 46 propostas pelos 60 estudantes inscritos e, a partir disso, oito projetos ficaram para serem trabalhados durante a maratona de programação.

O resultado foi divulgado no domingo e o aplicativo, intitulado de 'Enquadrados', venceu. "O cargo comissionado não necessita passar por concurso, é uma indicação direta para contratação. Então a gente acredita que aí que os políticos se aproveitam para beneficiar aqueles que de alguma forma lhe são próximos e indicam não por competência, mas por afinidade", disse o estudante que participou na criação, Thiago Sousa.
O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Paulo Octávio Neto, ressaltou  a importância do evento em buscar o combate à corrupção. "A juventude, através desses exercícios de programação, pode contribuir bastante para o acesso inteligível dos dados, fazendo com que a população efetivamente possa tomar uma decisão apropriada, não só para as eleições, mas para a sua vida e relação para com o Estado", disse.
Além do aplicativo venecedor, mais sete foram criados durante o evento, todos voltados para auxiliar o eleitor na escolha pelos candidatos no pleito. A organização informou que as ferramentas vão ser disponibilizadas em breve.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook