Paraíba tem mais de 35 mil casos prováveis de dengue, diz secretaria

O número de casos prováveis de dengue na Paraíba subiu para 35.044, contabilizando mais de 4,4 mil novos registros desde o dia 14 de junho, data do boletim anterior, quando eram 30.610 casos investigados, de acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).  No mesmo período, em 2015, segundo a SES, foram registrados 16.821 casos suspeitos da doença, evidenciando um aumento de 108,33%. O total de casos confirmados não foi divulgado pela secretaria.
A secretaria informou ainda que quatro mortes foram confirmadas por dengue este ano, mesmo número do boletim divulgado no mês de junho. Entre as 34 notificações registradas no período de 1º de janeiro a 7 de julho deste ano, dez foram descartados e 20 seguem sendo investigados. De acordo com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, a investigação acontece com busca de informações domiciliares, ambulatoriais e hospitais, conforme Protocolo do Ministério da Saúde.

O boletim aponta ainda que no mesmo período foram notificados 12.957 casos suspeitos de chikungunya. Foram notificados também 13 óbitos suspeitos da doença, nos municípios de Monteiro (1), Aroeiras (1), João Pessoa (6), São José do Umbuzeiro (1), Soledade (1), Araruna (1) e Santa Cecília (1). Destes, três óbitos foram confirmados e os demais estão em investigação. A faixa etária de afetados varia de recém-nascido até 92 anos, mostrando que a susceptibilidade independe da idade.
Com relação ao vírus da zika, de 1º de janeiro a 18 de junho, foram registrados 3.624 casos notificados como suspeitos (Sinan NET). Existem atualmente na Paraíba três Unidades Sentinelas do zika vírus implantadas (Bayeux,Campina Grande e Monteiro), conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Situação laboratorial
Este ano, de acordo com a SES, já existem exames comprobatórios da circulação da dengue em 92 cidades paraibanas. No total, foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), 4.673 amostras sorológicas para dengue, sendo 650 reagentes, 3.931 não reagentes e 163 indeterminadas.
Quanto ao vírus da zika, em 2015 foi detectada a doença aguda por este vírus nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Olivedos e Cajazeiras, já este ano, os exames comprovam a circulação da doença em Caldas Brandão, João Pessoa, Guarabira, Conceição, Pilões, Itabaiana, Sapé e Campina Grande.
Com relação aos dados laboratoriais da chikungunya, já existem exames comprobatórios da circulação da doença em 87 municípios. No ano passado, apenas a cidade de Monteiro teve confirmação laboratorial da doença. No Lacen, em 2016, já foram analisadas 3.598 amostras sorológicas para chikungunya, sendo 1.916 reagentes, 1.580 não reagentes, uma não conclusiva e 102 indeterminadas.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook