Nulidade do matrimônio é tema de eventos promovidos em João Pessoa

O processo de declaração de nulidade do matrimônio católico é tema de dois eventos que começam nesta segunda-feira (4) em João Pessoa. O debate é motivado pela Carta Apostólica do Papa Francisco que torna mais rápidos os procedimentos para a declaração de nulidade do sacramento. 
O 31º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e 34º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil acontecem no Hotel Caiçara, mas a abertura vai ser marcada por uma missa presidida pelo Arcebispo Dom Aldo Pagotto,na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.  

Os eventos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Canonistas, em parceria com a Arquidiocese da Paraíba e também devem debater o papel dos Tribunais, das Câmaras de Instrução Processual e dos bispos no processo. Confira a programação completa dos dois eventos.
Participam dos Encontros pessoas interessadas pelo Direito Canônico ou pessoas ligadas diretamente aos Tribunais Eclesiásticos, como os vigários judiciais, juízes, defensores do vínculo e oficiais. Entre os presentes também estão as assessorias do Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges, do padre Vicente Ferreira de Lima, dos presidentes e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Canonistas, respectivamente, Cônego Carlos Antônio da Silva e Dom Hugo da Silva Cavalcante.
Canonista é o especialista em Direito Canônico, que é o conjunto de leis e regras da Igreja Católica. Cânon significa regra.Tribunal Eclesiástico é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica, além de orientar os cristãos católicos em situações diversas. Um caso analisado e julgado em um Tribunal Eclesiástico forma um “processo canônico”, similar a um tribunal civil, com juízes, advogados de defesa, etc. Por exemplo: pode ser objeto de julgamento a validade ou não de um Matrimônio.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.