Novo racionamento em Campina Grande tem falhas na programação

O esquema de abastacimento de água do novo modelo de racionamento na região de Campina Grande não está funcionando de acordo com o cronograma anunciado pela Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa). Na segunda-feira (18), o racionamento passou a ser feito dividindo por bairros, divididos em duas zonas, e locais que não deveriam receber água nestes primeiros dias estão recebendo e outros que deveriam receber estão sem água.
Segundo o gerente regional da Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Menezes, essas variações já eram esperadas, especialmente em bairros que ficam nos limites das duas zonas. 
Com o novo racionamento, os bairros da zona I vão ser abastecidos entre as 5h da segunda-feira até 0h da quinta-feira. Já os bairros da zona 2 recebem água de 0h da quinta-feira até 13h do sábado.
O bairro José Pinheiro, por exemplo faz parte da zona II, mas recebeu água nesta segunda-feira, o que deveria ocorrer apenas com os bairros da zona I.
Água inesperada na torneira
A aposentada Alana Maria Silva, moradora do bairro José Pinheiro, ficou surpresa ao abrir a torneira na segunda-feira e encontrar água. “Eu já estava usando a água em baldes quando, involuntariamente, abri a torneira e vi a água saindo. Achei estranho pois meu bairro é da zona II e deveria ter água apenas a partir da quinta-feira. Agora não sei se vai ficar assim, ou mudar”, disse ela.
Já no bairro Presidente Médici, que faz parte da zona I, alguns moradores reclamaram que houve abastecimento na segunda-feira, mas na terça-feira (19) não havia mais água. A Cagepa explicou que a suspensão foi feita para uma manutenção devido ao rompimento de um cano no bairro.
Segundo Ronaldo Menezes, em alguns locais dos bairros pode ocorrer essas mudanças, mas os moradores podem ficar tranquilos que não haverá alterações de rotina. “Esse caso do José Pinheiro está acontecendo porque o bairro fica no limite das zonas. Algumas ruas vão ter água como se fossem da zona I, mesmo estado em um bairro da zona II. Inclusive, pode ocorrer de algumas ruas receberem água das duas zonas, pois podem ter ocorrido interligações entre as zonas, ao longo das manutenções”, explicou ele.

Racionamento desde 2014
Campina Grande está em racionamento de água desde de o mês de dezembro de 2014. Inicialmente, o abastecimento era suspenso da tarde do sábado até a manhã da terça-feira.
Depois o racionamento foi ampliado em mais um dia, sendo suspenso da tarde do sábado até a manhã da quarta-feira.
A cidade é abastecida pelo açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Agreste paraibano. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o manancial que está com 8,2% da capacidade nesta terça-feira (19). Boqueirão abastece ainda outras 18 cidade que também estão tendo racionamentos.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook