Começa vistoria de transporte escolar em João Pessoa

Inicia nesta segunda-feira (4) a vistoria do segundo semestre para os motoristas que fazem transporte escolar em João Pessoa, realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). A inspeção acontecerá na sede da Semob, no horário das 8h às 14h, obedecendo uma programação de acordo com o registro do veículo. O não comparecimento na data programada resultará numa multa no valor de R$ 24,21.
Atualmente são 434 veículos cadastrados e a Divisão de Transportes (DTRA) prevê atendimento de 20 veículos por dia. A vistoria tem uma taxa fixada em R$ 64,56 e o permissionário deve seguir o período de vistoria determinado pelo órgão gestor, mas pode até antecipar a inspeção.
Os veículos são avaliados a cada seis meses e, durante a inspeção, são observados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, como também higiene e conforto, como: foroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria e pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina e para-brisas.

Também é verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o Serviço de Transporte de Escolares.
Também são verificados o processo de renovação da vistoria dos documentos do veículo e do condutor, tais como a carteira nacional de habilitação, alvará de licença da permissão, certificado de registro e licenciamento com seguro obrigatório, certificado de verificação do tacógrafo, certidão de antecedentes criminais, certificado de curso de condutor escolas, crachás do permissionário e de seus auxiliares como os de acompanhante e motorista auxiliar.
Segundo o superintendente da Semob, Carlos Batinga, os transportes escolares que não forem aprovados na inspeção podem ter um prazo, de acordo com o tipo de irregularidade encontrada no veículo, para sanar o problema. “No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente. Se isso não ocorrer, o permissionário fica impedido de prestar o serviço”, ressaltou.
Ao ser aprovado, o veículo irá receber um selo adesivo na cor branca, correspondente à vistoria do segundo semestre do ano, que é afixado no para-brisa dianteiro. A Semob recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem se informar junto à Divisão de Transportes (3218-9350) se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado. "Essa é a melhor forma de garantir a segurança dos alunos", alerta o Chefe da DTRA, Leonardo Albuquerque Campos.
No início das aulas será realizada uma operação intensiva e contínua com uma equipe de agentes de mobilidade urbana para coibir o Serviço de Transporte de Escolares irregular no entorno dos estabelecimentos de ensino. Para informação e reclamações é possível entrar em contato pelos seguintes telefones: 0800 281 1518, 3218-9330 e 3218-9335.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.