CARÊNCIA

AUSÊNCIA
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
(Carlos Drummond de Andrade) 

Nem sempre é compreensível um amor que contra-ataca. Sentimos um aprisionamento a um ser que pouco se doa e acha que muito faz pelo outro. A excessiva carência afetiva torna vulnerável os já fragilizados de atenção, amor, carinho e caprichos. O mundo é uma verdadeira redoma no fantástico mundo daqueles que estão submissos a sua dor. 

No sentido literal poderia listar centenas de insatisfações e ataques físicos ou verbais que nascem da angústia dos carentes. É como se o mundo fosse culpado por suas dores e dissabores. Todos poderiam evitar as suas tristezas e temores. Caprichos? Na mente dos carentes é aquilo que rejeitamos quando algo nos insatisfaz e ainda assim passamos por cima para agradar a quem amamos.

Sem dúvidas, os carentes são eternos solitários. Uma solitude revestida pelo capricho, incompreensão do mundo e, ausência do “verdadeiro amor”. Sublime a dádiva do livre arbítrio que nos permite ser quem somos e caminhar pelas ruas e becos escolhidos por nós. Infame é a dor que nos recolhe ao sentimento mais vil, que nos torna fracos perante as adversidades da vida e vulneráveis a nossa eterna solidão.

Sábio é aquele que se reveste de coragem. Aquele que ultrapassa seus medos e o congela no tempo. Sábio também é aquele que enxerga a vida como momento único em que tem a possibilidade de teatralizar os seus dias com as máscaras da dor e da alegria. Poucos conseguem enxergar a beleza do arco-íris. Em meio as suas cores está também um céu nublado. 

Há quem prefira buscar o pote de ouro no final do arco-íris. Há quem prefira ser temeroso com a triste chuva que irá surgir. Há quem prefira sorrir. Há quem preferia chorar. Há quem prefira ser dono de si. Há quem prefira sonhar.


*Amanda Cristina Souza




*Amanda Cristina Souza é Bacharel em Serviço Social pela UFPB, Poetisa nas horas vagas e escreve para o www.agorapb.com.br aos domingos.


Clique aqui e confira o Blog de Amanda Cristina
   

Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.