Bispo de Guarabira, na Paraíba, é transferido para diocese em PE

O bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena deixa nesta quarta-feira (13) de ser o gestor da Diocese de Guarabira, no Agreste paraibano. De acordo com a assessoria de comunicação da diocese, o prelado foi nomeado pela Santa Sé, também nesta quarta, para ser o novo bispo da Diocese de Nazaré da Mata, em Pernambuco. 

Apesar da nomeação, Dom Lucena ainda permanece como administrador da Diocese de Guarabira até o dia 18 de setembro. Segundo a Pascom, durante este período ele comanda a diocese paraibana mas também se reúne com padres da diocese de Nazaré da Mata. A assinatura do documento de posse como gestor da diocese pernambucana está prevista para ser feita no dia 18 de setembro, às 17h.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena nasceu em 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia “João Paulo II”, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e em teologia pela Pontíficia Universidade Católica da mesma cidade, Dom Lucena também cursou letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve o mestrado em direito canônico no Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro.

Ordenado sacerdote em 21 de julho de 1991 pela Diocese de Caicó, nos últimos 25 anos ele chegou a assumir vários postos, como administrador paroquial, pároco, secretário e presidente do Departamento de Ação Social Diocesano, tesoureiro diocesano, moderador da cúria, reitor do Seminário Maior Cura D’Ars, professor da Faculdade de Teologia “Cardeal Eugênio Sales”, diretor diocesano, juiz auditor, pró-vigário geral e membro do colégio de consultores e do conselho presbiterial.

Em 28 de maio de 2008, foi nomeado bispo de Guarabira e tomou posse no dia 31 de agosto do mesmo ano. Atualmente, é secretário da Regional Nordeste 2 da Conferência Episcopal Brasileira.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.