Artistas de São Paulo e RS pesquisam Culto da Jurema na Paraíba

A artista paulista Suzy Okamoto e o gaúcho Rafael Avancini estarão no Projeto Quintas Dialógicas desta quinta-feira (28), na Galeria Archidy Picado, na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa. Eles farão palestra, a partir das 19h, e colocarão em discussão o projeto de pesquisa sobre o Culto da Jurema (culto religioso sincrético cuja matriz e ameríndia), realizado no Litoral Sul da Paraíba.

Antes do Quintas Dialógicas, os dois artistas estarão à disposição para uma vivência no município do Conde. Essa vivência será na Arapuca Arte Residência, do artista francês Serge Hout, terça e quarta-feiras, (26 e 27), a partir das 14h. Na oportunidade, Okamoto e Avancini trocarão ideias sobre a pesquisa a respeito da Jurema Sagrada considerando, sobretudo, o aspecto da poética a ser apreendida na interlocução com o culto por intermédio dos registros de imagens e vídeos. 

A construção desse trabalho surgiu a partir de um convite da Arapuca Arte Residência (do artista francês Serge Huot), no Conde. Ela destaca que a Jurema Sagrada possui traços católicos, de feitiçaria europeia e dos cultos africanos. Faz parte da cultura da Paraíba e Pernambuco, tendo sido estudada por Mário de Andrade e Câmara Cascudo.

Rafael Avancini é um dos pesquisadores
A árvore - Jurema é uma árvore do gênero Acácia considerada sagrada em diversas culturas: egípcia, hindu, árabe, inca e outros ameríndios da bacia do Orinoco. Da jurema se extrai substâncias medicinais, inclusive para fins ritualísticos. Os cultos são feitos ao pé da jurema, sob o comando dos mestres juremeiros.

A proposta desta residência na Arapuca é a investigação em torno da cultura da Jurema Sagrada e as “cidades da ciência”. Para além de uma investigação antropológica e histórica, o ponto de partida da pesquisa-trabalho, sugere um convívio/troca com a comunidade, como um exercício de reciprocidade.

Fonte:Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook