Unimed JP: segurança e humanização na Unidade de Oncologia

Ser acolhido e apoiado é fundamental no tratamento contra o câncer. A família tem um papel importante nesse momento, mas é preciso, também, um atendimento de qualidade, medicamentos adequados, equipamentos modernos e uma equipe qualificada e humanizada para acompanhar o paciente. Tudo isso se encontra na Unidade de Oncologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, estruturada dentro de uma proposta de atendimento humanizado e com a garantia da qualidade da Unimed João Pessoa.
O serviço é referência na rede própria da Cooperativa para tratamento oncológico. A estrutura física inclui 16 leitos - dez para adultos e seis para crianças - e quatro consultórios. Os equipamentos são modernos e o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional com experiência na área, formada por médicos (oncologistas, hematologistas e oncopediatra), psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais.
A Unidade de Oncologia fica no terceiro andar do Hospital Alberto Urquiza, o maior da rede privada da Paraíba e único do Estado com Acreditação Plena Nível 2, certificado de qualidade da rede hospitalar. O fato de ficar dentro do hospital também significa maior segurança para os pacientes. Caso precisem, eles contarão com serviços complementares como unidades de terapia intensiva, laboratório e centro de diagnóstico por imagem.
Dentro da proposta de humanização do espaço físico, todos os leitos estão ambientados de forma a lembrar o conforto e o aconchego de um lar. Os pequenos pacientes contam, ainda, com uma brinquedoteca. Além disso, em cada leito há local adequado e confortável para o acompanhante.
A humanização não é praticada apenas na estrutura, mas especialmente no tratamento dado a cada paciente, que é visto e entendido nas suas particularidades e necessidades. “Tratamento e cuidado se complementam. Tratamos a doença, mas também cuidamos das pessoas, com um atendimento voltado ao ser humano. Aqui, o paciente não é mais um; é uma pessoa que precisa ser ouvida e entendida”, afirmou a oncologista Andréa Gadelha, coordenadora do serviço.
A atenção não fica restrita às dependências da Unidade. Depois que o paciente vai para casa, o acompanhamento continua. “A equipe liga para saber como ele está após a administração da medicação, passa uma dieta específica. É todo um atendimento, dependendo da necessidade de cada paciente”, disse Andréa Gadelha.
Para maior comodidade, o atendimento na Unidade de Oncologia é com hora marcada: de segunda a sexta, das 13h às 19h. O agendamento pode ser feito já a partir das 9h, também nos dias úteis, pelo telefone 2106-8660.

Clientes comentam por que escolheram o serviço
Foi o ambiente acolhedor que fez com que Laudiceia Neves dos Santos escolhesse a Unidade de Oncologia para o seu tratamento. Aos 42 anos, mãe de um menino de apenas seis anos, ela foi diagnosticada com câncer de mama. “Receber o resultado não foi fácil. Como sou uma pessoa de muita fé, pedi a Deus que me desse forças para conseguir me tratar. Estou vencendo a doença com o apoio da família e amigos”, disse.
O tratamento começou em fevereiro. Nesse período, Laudicea já retirou o nódulo e a mama e fez a reconstituição mamária. Atualmente, passa por sessões de quimioterapia. “Ter toda uma equipe preparada para ajudar quando você precisa sem a necessidade de procurar outro serviço é muito bom, facilita nossa vida”, disse.
O suporte do Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi o motivo que levou Flaviana Gonçalves de Arruda Gondim, 29 anos, a escolher a Unidade de Oncologia para tratar os cânceres de mama e de fígado, descobertos também em fevereiro. Ela ainda não fez nenhuma cirurgia, mas já são sete seções de quimioterapia.
Flaviana disse que se sente mais segura sabendo que tem o suporte da estrutura do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Mãe de uma menina, ela está organizando a festa de um ano da criança. “Tenho forças para organizar esta festa porque, mais do que nunca, estou dando muito mais valor a tudo”, declarou.

Fonte:G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook