Sesc divulga nota de esclarecimento sobre espetáculo de exploração anal

Depois de ganhar repercussão nas redes sociais, na última quarta-feira (18), a performance ‘Macaquinhos’ virou assunto mais uma vez. A polêmica em torno do espetáculo baseado na exploração do corpo na arte fez o Sesc Ceará divulgar uma nota de esclarecimento.

“Em relação à apresentação Macaquinhos (SP), baseada no livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, o Sesc esclarece que atuou de forma a assegurar que apenas o público interessado tivesse acesso ao referido espetáculo. Todas as informações foram oferecidas, sendo estabelecida classificação de 18 anos e horário de apresentação às 23h, com exibição obrigatória da Carteira de Identidade”, diz o texto.

Ainda segundo informou a assessoria da entidade, a divulgação aconteceu de forma tímida apenas na página da Mostra, em paralelo ao espetáculo “Oblação”, também com censura 18 anos. A gerência de comunicações do Sesc Ceará justificou que o motivo para a reduzida divulgação foi a quantidade de atrações, e não o teor da apresentação do Macaquinhos.

“Como são cinco dias frenéticos de programação, não temos como fazer a divulgação aprofundada de cada espetáculo separadamente. Muitas vezes nossa equipe de repórteres produz material do pós apresentação”, explica.

A chamada do evento havia sido publicada na página da Mostra no Facebook na última segunda-feira (16), mas não na fanpage do Sesc Ceará. “O Sesc cumpre o dever de incentivar o fazer artístico, respeitando a pluralidade e a formação crítica e autônoma do ser”, reforça a nota.

O projeto ‘Macaquinhos’, de São Paulo, nasceu em 2011 com uma intervenção no Museu do Piauí. O espetáculo tem uma cena na qual nove atores tocam o ânus uns dos outros em uma roda. A montagem tem três pilares, segundo o grupo: “aprender que existe cu, aprender a ir para o cu e aprender a partir do cu e com o cu”. A ação foi realizada na Mostra Sesc Cariri de Culturas, em Juazeiro do Norte.

Veja vídeo de trecho do espetáculo:


Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook