Comparativo: Galaxy S6 vs iPhone 6

Neste fim de semana a Samsung apresentou o seu novo smartphone topo de linha, o Galaxy S6, que possui a tarefa de afastar a crise no mercado de smartphones da empresa sul-coreana. Ainda que o aparelho não tenha apresentado nenhuma grande inovação, o que todos querem saber é se ele é suficientemente bom para concorrer com o seu principal rival, o iPhone 6 da Apple.

Enquanto a Samsung luta para lucrar com a venda de smartphones, a Apple anunciou o trimestre mais lucrativo da história no final do ano passado, no qual o iPhone ultrapassou 74 milhões de vendas.

Mas para entender realmente qual dos dois aparelhos é o melhor, é preciso analisar as principais características de cada um deles. E é justamente esta comparação que você pode ver abaixo.

Desempenho

A Samsung optou por utilizar o seu próprio chip depois das preocupações com a qualidade do Snapdragon 810. O Exynos 7420 octa-core de 64 bits assume as funções de processamento do aparelho. Além disso, a fabricante colocou no Galaxy S6 3GB de RAM que conseguem oferecer um desempenho impressionante.

A versão da TouchWiz combinada com o Android 5.0 Lollipop permite que o software funcione de maneira mais fluida e sem nenhum tipo de travamento.

Já no caso do iPhone 6, o seu processador A8 dual-core 64 bits de 1,39 GHz juntamente com 1 GB de RAM podem levar o aparelho da Apple a perder pontos consideráveis no papel. No entanto, todos já sabemos do cuidado e da atenção que a Apple coloca na fusão hardware e software e no controle que ela possui de ambos para fornecer o máximo de desempenho possível de seu smartphone.

Projeto

A qualidade do material utilizado na fabricação do Galaxy S6 é notavelmente superior aos seus antecessores. A Samsung provavelmente deve ter se cansado de receber tantas críticas devido à utilização de plástico na fabricação de vários de seus smartphones topo de linha. A qualidade do plástico utilizado parece ser melhor e agora está acompanhada de bordas em metal e uma traseira de vidro, o que certamente promove um toque premium ao dispositivo.

O iPhone já é conhecido pela alta qualidade dos materiais utilizados em sua fabricação. Além disso, o iPhone 6 deu um salto considerável em design em relação ao iPhone 5S, tornando-se mais fino e maior. A parte de trás toda fabricada em metal adiciona uma verdadeira sensação de qualidade quando colocamos as mãos no smartphone da Apple.

Com a chegada do Galaxy S6, o que pode ser visto é que a Samsung está de olho nos avanços que a Apple realiza em termos de design. Se você tem alguma dúvida, basta olhar a parte inferior de ambos os aparelhos.

Tela

A Samsung inseriu no Galaxy S6 uma tela Super AMOLED, com 5,1 polegadas de tamanho e resolução de 1440 x 2560 pixels. Com estas especificações, pode-se afirmar que o Galaxy S6 possui uma das melhores telas existentes no mercado, com 577 pixels por polegada.

Já a Apple parece ter parado no tempo com relação à evolução da tela dos seu iPhones. Claro que recentemente melhorias foram aplicadas nos novos modelos, mas em números a tela do iPhone tem ficado para trás dos concorrentes, incluindo a Samsung.

O iPhone 6 possui um display de 4,7 polegadas com resolução de 750 x 1334 pixels, o que resulta em 326 pixels por polegada, um número bastante inferior ao do Galaxy S6. Diferenças assim, no entanto, devem incitar a Maçã a avançar ao menos para uma tela full HD na próxima geração do iPhone.

Câmera

A Samsung mostrou estar atenta também à câmera do Galaxy S6. A câmera traseira do dispositivo possui uma lente de 1.9 e sensor de 16 MP e tecnologia de estabilização óptica. Os próprios executivos da Samsung fizeram questão de comparar as fotos tiradas pelo S6 com as fotos do iPhone 6. Segundo eles, a câmera possui uma qualidade perfeita em todas as condições de luz, incluindo ambientes mais escuros.

Além disso, um novo sistema exclusivo foi inserido no aparelho e proporciona a combinação de várias fotos para se criar uma imagem ideal. Quanto à câmera frontal, ela possui 5 MP e lente de 1.9 com capacidade de captar até 60% mais luz do que os dispositivos antecessores.

Já o iPhone 6 possui configurações mais modestas do que o aparelho da sul-coreana. A câmera traseira possui 8 MP, enquanto que a frontal é de apenas 1.2 MP. Assim sendo, a câmera do iPhone consegue tirar fotos com uma resolução máxima de 3264 x 2448 pixels.

Quanto à gravação de vídeos, o Galaxy S6 mostra-se claramente superior por filmar em 4K na com a câmera traseira e em full HD na câmera frontal, enquanto que o iPhone 6 filma em full HD na câmera traseira e em HD na câmera frontal. A única vantagem do iPhone 6 na gravação de vídeos é que ele registra os vídeos em 60 fps, enquanto que o Galaxy S6 grava em apenas 30 fps, o que permite ao aparelho da Apple uma riqueza maior de detalhes.

Bateria

que surpreendeu muita gente foi o fato do Galaxy S6 apresentar uma bateria com configuração inferior a do seu antecessor Galaxy S5. Enquanto que o modelo lançado neste domingo possui uma bateria de 2550 mAh, o S5 oferecia 2800 mAh. Mas nem tudo resume-se a tamanho.

A capacidade de fazer mais com menos energia é muito importante para aumentar a duração da bateria até a próxima recarga. Sendo assim, teremos que esperar um pouco para saber exatamente se a Samsung conseguiu uma evolução neste sentido ou se os números realmente estão certos em mostrar que o S6 possui uma queda de rendimento.

O iPhone 6 possui uma bateria com especificação consideravelmente menor do que do Galaxy S6. O dispositivo da Apple vem com uma bateria de 1810 mAh e, ainda que todo o controle que a Apple possui na fabricação de seu smartphone colabore para uma desempenho melhor neste tipo de quesito, o aparelho da Samsung deve se sair melhor, mesmo com a sua poderosa tela super AMOLED.

Outras características

A Samsung atualizou o sensor de impressão digital do Galaxy S6, o que permite uma sensível melhora na segurança em relação ao Galaxy S5. Mas isso não quer dizer que ele já esteja no mesmo patamar de qualidade do Touch ID. Por estar trabalhando com esta tecnologia por mais tempo que a Samsung, a Maçã, naturalmente, consegue entregar uma melhor experiência em seu iPhone.

Além disso, o ecossistema da Apple é algo que sempre tem sido elogiado pelos usuários e não poderia passar batido nesta comparação. O usuário do iPhone 6 consegue uma integração de qualidade a partir da compatibilidade com o Mac OS X, algo que um sistema Android como o do Galaxy S6 não pode oferecer.

Veredito

Comparar o Galaxy S6 com o iPhone 6 não é uma tarefa das mais simples, mas é fácil afirmar que ambos conseguem entregar uma ótima experiência para qualquer tipo de usuário.

O aparelho da Samsung leva alguma vantagem em termos de especificações, mas ainda fica atrás quando levada em conta a qualidade de fabricação do iPhone, o ecossistema Apple e a integração hardware/software.



De qualquer forma, a decisão depende unicamente do usuário: você prefere o robusto ecossistema da Apple combinado com um smartphone de alta qualidade ou o poderoso desempenho e as altas especificações técnicas da Samsung?

Com CanalTech
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook