NOVEMBRO AZUL: Prevenção é Saúde

Outubro chegou ao seu término, mas a campanha Outubro Rosa não. A simbologia do mês, não deve ser interpretada como o único a cuidados preventivos, mas como uma forma de conscientizar a população da importância do autoexame. 

O apoio ofertado à campanha deve ser agora “repassado” ao mês de novembro. O Novembro Azul vem suscitar que não apenas as mulheres necessitam de cuidados, mas os homens também! É a vez de conscientizar a população masculina que o exame de toque é fundamental para a prevenção do câncer de próstata.

Este mês é dedicado à campanha de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A importância da realização de exames, sem dúvidas, perpassa o imaginário masculino, porém de uma forma não muito tranquila.  O preconceito para aceitar que é necessário prevenir, ao invés de curar, transita no medo, insegurança, vergonha e resistência para compreender que não apenas o vizinho pode ser “premiado” com uma surpresa desagradável.

Para o coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora,“Os homens, de maneira geral, desde cedo são educados para não entrar em contato com sua fragilidade, mantendo a aparência de que são fortes e autossuficientes. Com isso constroem a fantasia de que nunca vão adoecer ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, alimentam um incrível medo de descobrir doenças. Crescem com isso, defendendo-se de sua sensibilidade e sem conseguir desenvolver autocuidados com sua saúde”.

Sites e redes sociais contribuem para o esclarecimento da prática preventiva: o que vem a ser o câncer de próstata, quando tratar, por que tratar. A página novembroazul.com.br, disponibiliza  informações variadas acerca do mês alusivo aos homens, bem como os tratamentos alternativos que podem ser realizados voltado a doença. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) possui página no facebook no qual é possível obter informações a respeito do universo masculino, como a necessidade da reposição hormonal, do exame de toque, infecção urinária entre outros. Já o site da SBU, o sbu.org.br relata a importância do novembro azul como forma de conscientização.

O site sbu.org.br, disponibilizou em pesquisa que 44% dos brasileiros nunca foram a um urologista e ainda mais alarmante, que mais da metade nunca fez um  exame de próstata. A atenção à saúde do homem deve primeiramente ser realizada através da conscientização de que é necessário haver cuidados, especialmente a partir da faixa etária de 40 anos. Não se limitar ao preconceito, ao medo que permeia a construção idealizada pela sociedade que do vem a ser o exame, é o princípio para um cuidado que não é apenas para você, mas sua família, amigos e todos que cercam seu convívio. O homem inteligente é aquele no qual o amor à vida é mais importante que a opinião alheia, pois o seu alicerce é sua consciência. 

“Homem inteligente é homem consciente”.  

*Amanda Cristina Souza






*Amanda Cristina Souza é estudante de Serviço Social da UFPB, Poetisa nas horas vagas e escreve para o www.agorapb.com.br aos domingos.





Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook