Três novas exposições estão em cartaz na Estação Cabo Branco

Deusas Gregas” de Lili Brasileiro, a exposição coletiva “Uns Gravadores Cereanses” e “Guardiões das Cores” de Tito Lobo podem ser visitadas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, neste final de semana. A entrada é aberta ao público. O horário de funcionamento da Estação é de terça a sexta-feira, das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h.

A primeira exposição “Deusas Gregas”, da artista plástica Lili Brasileiro, está na galeria da Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco. Ela é fruto de pesquisas que a artista vem realizando sobre a mitologia grega, desde a época da sua pós-graduação em Arte Terapia, em que procurava semelhança dos mitos gregos com os homens e mulheres da atualidade. “A primeira exposição dessa temática foi “Os 12 trabalhos de Hercules”, que ficou exposta na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa. Desta exposição surgiu “As Deusas Gregas”, que mostra a semelhança das mulheres gregas com as de hoje”, explicou Lili Brasileiro.

Em “Deusas Gregas” o visitante vai encontrar 110 peças. Entre elas um painel de 12 metros com seis telas pintadas em acrílico sobre tela, peças em porcelana, pequenos quadros em cerâmica pintada no forno, e uma instalação em sombrinhas, com desenhos das mulheres do olimpo junto com outras deusas, em que aparece em formato de um quebra cabeça com as deusas. As fotografias das sombrinhas que compõe o convite da exposição e o material gráfico é a fotografa Dayse Euzébio.

No segundo pavimento da Torre Mirante, o visitante vai encontrar a exposição “Guardiões das Cores”, de Tito Lobo, que foi prorrogada para o dia 24 de setembro. O nome da exposição, segundo Tito Lobo, surgiu de um texto escrito pelo amigo Bebé de Natércio para um material de uma empresa de designer. “Eu gostei muito desse nome que falava das minhas obras, da minha vida de artista”, comentou Tito.

O conjunto de obras da exposição reúne trabalho de vários períodos de sua carreira. “Tem trabalhos que produzi em 2006, 2004 e até este ano 2014”, disse Tito Lobo, que tem também suas telas gravadas em roupas íntimas, moda praia, etc. Em todas as telas o que se pode perceber é uma riqueza de detalhes de traços, cores e formas. “Eu considero meu primitivo um pouco mais contemporâneo, que diferencia dos trabalhos de outros artistas que pintam a arte Naiff”, acrescentou o artista que também é desenhista, gravador, escultor e cenógrafo.

A exposição de arte Naif traz o universo de cor e formas do artista, seu universo imagético repleto de personagens regionais, históricos e místicos, que se misturam a representações da flora e da fauna brasileira. Tito Lobo se multiplica em sua obra, alegre, festiva e que revela a personalidade dinâmica deste artista.

A arte da gravura de 14 artistas cearenses também pode ser vista na mostra coletiva “Uns”, no primeiro pavimento da Estação Cabo Branco. “Uns” foi organizada pelo artista plástico Nauer Spíndola, sendo composta por 70 trabalhos em pequeno formato e surgiu com o objetivo de apresentar o panorama criativo das artes plásticas do estado do Ceará, promovendo a troca de conhecimentos culturais e dando ênfase à produção de diversos artistas, cujas poéticas se desenvolvem a partir da técnica da gravura.

Participam da coletiva os artistas: Abelardo Brandão, Celestino Ramalho, Francisco Bandeira, Marcelo Silva, Nauer Spíndola, Núbia Agustinha, Sérgio Lima, André Spínola, Diego Sann, Gérson Ipirajá, Marina Soares, Nonato Araújo, Olga Mota e Túlio Paracampos.

Gravura - É uma imagem obtida através da impressão de uma matriz artesanal. O material da matriz pode variar, e classifica o tipo da gravura: Em horizonte: o sulco vai receber a tinta e aparece como positivo no trabalho final. Em relevo: a superfície em alto relevo é que recebe a tinta, e o sulco aparece em negativo (sem a presença da tinta). A gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.

A xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (matriz: madeira), com o auxílio de ferramentas de corte e entalhe (goivas) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

Serviço:
Exposições em Cartaz
Deusas Gregas – Lili Brasileiro (individual) – Até 5 de outubro
Guardiões das Cores – Tito Lobo (individual) – Até 24 de setembro
Uns Gravadores Cearenses – Coletiva artistas do Ceará – Até
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

Entrada gratuita
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

CONTATO PARA IMPRENSA:
Lúcia França – Curadora geral e artista plástica
Fones: 83. 9951.8655 – 8817.6651
Email: luciafranca1001@gmail.com

Lili Brasileiro – artista plástica
Fone: 83.8877.6915 – 8811.1445
Email: lili_brasileiro@yahoo.com.br

Tito Lobo – artista plástico
Fones: 8869.6494
Email: titolobo@bol.com.br
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook