Prefeitura de Cabedelo e MPT debatem ações de combate à exploração sexual infantil na cidade

A Casa Pequeno Davi, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Rede de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi) promoveram, na última terça-feira (26), no auditório do MPT, um diálogo entre gestores de oito municípios paraibanos para discutir ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nessas localidades. 

Cabedelo esteve representada pelos secretários de Educação, Clecy Alves, e de comunicação, Fabrício Magno, e pelo procurador geral do município, Antonio do Vale Filho.
Também foram convidados para o encontro os gestores de João pessoa, Alhandra, Bayeux, Conde, Lucena, Pitimbu e Santa Rita. Porém, apenas as cidades de Cabedelo, João Pessoa e Lucena, enviaram representantes.

A ação faz parte do projeto “Exploração Sexual de Adolescentes e Jovens: Faça um Gol Contra”, realizado pela Casa Pequeno Davi em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março e o Concern Universal, com o patrocínio da Petrobras, e tem o objetivo de mobilizar sociedade, gestores públicos, organizações sociais, adolescentes e jovens, além do trade turístico, sistema de garantia de direitos e toda a mídia para o combate à exploração de crianças, adolescentes e jovens.

O projeto, que em Cabedelo será apresentado ao trade turístico nesta sexta-feira (29), no Teatro Santa Catarina, vem sendo realizado através de ações com as escolas e gestores públicos nos municípios, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas de violência, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade e de violações dos direitos da infância e adolescência.

Durante o evento foi discutido, dentre outros temas, a criação de um Plano Municipal de Direitos Humanos, com periodicidade de dez anos, contendo ações de enfrentamento a toda forma de violência e de garantia de direito da política da juventude.

Segundo a secretária de educação de Cabedelo, Clecy Alves, o município já vem desenvolvendo atividades de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Mesmo assim, vemos a necessidade de intensificar esse trabalho cada vez mais, para impedir que novos casos ocorram em nossa cidade”, alerta.

O procurador do trabalho, Eduardo Varandas Araruna, ressaltou a importância da participação dos gestores para o enfrentamento e o combate à exploração sexual infantil. “Nossa sociedade é deficiente na assistência à criança e ao adolescente, e isso precisa mudar. É preciso parar de fazer uma série de campanhas para fazer o que vem sendo proposto com unidade de ação, só assim chegaremos à luz que existe no fim do túnel”, destacou.

A Prefeitura de Cabedelo está engajada no projeto, com a realização de ações e campanhas que visem combater esse tipo de abuso. “A secretaria de Comunicação já vem apoiando o projeto, promovendo campanhas para sensibilizar a população e àqueles que trabalham diretamente com crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é identificar possíveis casos e agir para evitar o surgimento de novos”, ressaltou Fabrício Magno, à frente da Secom de Cabedelo.

Projeto Rede em Cabedelo – Atenta à importância do tema, a cidade de Cabedelo já integra a Rede de Proteção Integral à Infância e à Juventude, idealizada, inicialmente, pelo Poder Judiciário e Ministério Público Federal, através da Vara da Infância e Adolescência. Essas instâncias somam-se às várias ações e programas assistenciais existentes no município, a exemplo do Cras. Creas, Peti, Projovem e Proerd.

A Rede, amadurecida através do engajamento de todos os setores envolvidos, leva à sociedade ações coordenadas que façam a diferença, combatendo e reduzindo os casos de abuso e exploração sexual de crianças na cidade portuária.

Secom Cabedelo
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook