Caravana do Coração atenderá crianças e gestantes na cidade de Sumé

A Prefeitura Municipal de Sumé em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a ONG pernambucana Círculo do Coração, vão realizar a Caravana do Coração na cidade de Sumé no próximo dia 28 de julho. O programa, pioneiro no país, é fruto de uma parceria entre a associação Círculo do Coração de Pernambuco e o Governo da Paraíba, por meio de convênio firmado com a Secretaria Estadual de Saúde, no dia 17 de outubro de 2011.

O objetivo é realizar consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal. No total, serão atendidas 60 crianças e 20 gestantes.

Os pacientes das 16 cidades que compõem a 5a Gerência de Saúde, sediada em Monteiro, foram cadastrados pelos municípios e serão atendidos por 50 profissionais de saúde, entre médicos cardiologistas clínicos e para o diagnóstico por imagem, psicólogo, nutricionista e assistente social, enfermeiras, arte terapeutas e técnicos de informática. Os atendimentos serão realizados no Colégio Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, no horário das 08h às 17h. 

O Prefeito de Sumé e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental - CISCO, Francisco Duarte da Silva Neto, destacou que, além dos exames clínicos, um dos pontos principais do programa será a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na região.

"A Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba (RCP), atua na capacitação dos profissionais do sistema público de saúde, em especial neonatologistas, ultrassonografistas, pediatras e enfermeiros, visando o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas em crianças. As equipes são treinadas para realizar a triagem neonatal por oximetria de pulso, exame feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, capaz de detectar doenças cardíacas congênitas; e a triagem neonatal com ecocardiograma realizado pelo neonatologista, com supervisão de um cardiologista online. Além disso, contam com toda a assistência clínico-cirúrgica dos médicos ligados ao Círculo do Coração de Pernambuco." comentou Neto.

Participam do projeto 12 maternidades distribuídas em nove municípios paraibanos, espalhados do litoral ao sertão, estruturadas para realizar o diagnóstico básico da cardiopatia, e um hospital pediátrico com serviço de ambulatório, internamento e cirurgia, totalizando mais de 80 profissionais envolvidos. 

Sendo identificada alguma anormalidade, os bebês são encaminhados para o Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, para condução do tratamento, sempre acompanhado pela equipe médica de Pernambuco. Os casos mais complexos são direcionados para o Real Hospital Português, no Recife, onde o Círculo do Coração atua.

agorapb
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook